Uma historia para refletir durante a semana: Os verdadeiros artistas lançam!

By | 8 de January de 2012

Este post começa com uma breve história retirada do livro: “Steve Jobs by Walter Isaacson”, um livro que tem o seu valor. O final do post fica com você leitor. Reflita e tire suas próprias conclusões.

Durante a década de 1980, a batalha para alcançar a liderança nas vendas de computadores pessoais estava centrada em dois players principais, a Apple e a IBM sendo que esta última estava ganhando a batalha.

…foi capa da revista Business Week. Manchete: “Computadores pessoais: e o vencedor é… a IBM”. A reportagem detalhava o crescimento do PC da empresa. “A batalha pelo domínio do mercado já terminou”, declarava a revista. “Numa escalada fulminante, a IBM capturou mais de 26% do mercado em dois anos, e espera-se que responda por metade do mercado mundial em 1985. Outros 25% do mercado estarão operando máquinas compatíveis com a da IBM”

Esse cenário estava colocando ainda mais pressão sobre a equipe que estava para lançar o Macintosh, cujo lançamento estava previsto para janeiro de 1984.

Entre os obstáculos que estavam ameaçando o lançamento no prazo previsto, uma falha no programa que iria compor o sistema do Macintosh foi identificada uma semana antes do lançamento previsto para o dia 16 de janeiro e iria tomar mais duas semanas para ser corrigida. Jobs estava em Manhattan preparando-se para o lançamento do computador e através de uma vídeo-conferência recebeu a notícia da situação do software e a proposta de lançar o sistema com uma etiqueta “Demo” que seria substituída assim que a falha fosse corrigida.

Jobs não ficou bravo. Pelo contrário, falou em tom impassível e controlado. Disse que eles (os engenheiros) eram realmente ótimos. E tão ótimos, na verdade, que ele sabia que iriam deixar tudo pronto. “Não existe hipótese de atrasarmos”, declarou. Houve um engasgo coletivo na sala do prédio da Bandley. “Vocês estão trabalhando nisso já faz meses, duas semanas a mais não vão fazer muita diferença. Também dá para terminarem logo. Vou lançar o código em uma semana a contar de segunda-feira, com os nome de vocês nele”

Adivinhem qual foi o resultado? O Mac foi lançado no prazo previsto e com o software sem os problemas que haviam sido detectados, ou seja, os engenheiros realmente conseguiram fazer o que achavam que era impossível fazer.

Tire suas próprias conclusões, e quando achar que algo é impossível ou achar que alguém não vai conseguir fazer a tempo o que você solicitar, pense na forma como Jobs conduziu a situação.

Ficou curioso? Recomendo que leia o livro, é muito interessante!

Livraria Saraiva: steve-jobs-a-biografia

Submarino: steve-jobs-a-biografia

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS